O Brasil é frequentemente apontado como um país com alto potencial empreendedor. Segundo o Sebrae, uma parcela significativa da população adulta já iniciou ou deseja iniciar um negócio próprio. Realizada no Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo revelou que, apesar dos impactos da pandemia, a Taxa de Empreendedores Estabelecidos apresentou um aumento de 1,2 ponto percentual, passando de 8,7% da população adulta em 2020 para 9,9% em 2021. Entretanto, muitos empreendedores ainda enfrentam desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao ambiente institucional, à elevada carga tributária e à persistente informalidade. 
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ma/noticias/cresce-o-numero-de brasileiros-que-querem-ter-um-negocio 
proprio,d2301c51e4a5c710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 9 jul. 2025. 
Com base nesse contexto, sobre o Brasil ser apontado como um país com alto potencial empreendedor, assinale a alternativa correta: 
ALTERNATIVAS 
A burocracia e a complexidade do sistema tributário brasileiro podem fomentar a formalização e o crescimento de pequenos negócios. 
A cultura empreendedora no Brasil deixa de apresentar políticas públicas consistentes e um sistema educacional que incentiva a inovação. 
O empreendedorismo por necessidade é mais comum em países com altos índices de desemprego e baixa segurança social, como ocorre em algumas regiões do Brasil. 
Apesar dos desafios, o Brasil deixa de apresentar ecossistemas de inovação promissores, com polos de startups em várias cidades. 
O número de empresas que conseguem sobrevier após os dois anos da sua abertura é alto no Brasil, devido as políticas de incentivo a inovação e ao empreendedorismo.