Desenvolver a capacidade de leitura crítica de mapas é um aspecto fundamental na formação de cidadãos e profissionais que sejam capazes de questionar informações visuais de forma consciente e reflexiva. Ao aprender a interpretar mapas de maneira crítica, os indivíduos adquirem habilidades essenciais para avaliar a precisão, a relevância e os possíveis vieses das informações representadas. Isso vai além da simples leitura de dados geográficos; envolve, também, compreender como as escolhas de representação visual, como escalas, símbolos e legendas, influenciam a percepção e a interpretação dos dados. Em um mundo cada vez mais visual e carregado de informações, a habilidade de analisar mapas com um olhar crítico se torna crucial para a tomada de decisões informadas e para o exercício da cidadania ativa.
Fonte: adaptado de: PEIRCE, C. SS. emiótica e filosofia da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Mediante a compreensão dos elementos de composição visual e de análise semiótica, analise as afirmativas a seguir:
- Além de sua função de ferramenta de localização, um mapa também tem o intuito de refletir dinâmicas sociais, políticas e culturais de uma sociedade.
- A neutralidade dos mapas consiste, sobretudo, no fato de que eles não podem ser considerados produtos sociais e históricos que refletem relações de poder.
III. A leitura proposta por Peirce (2005) afirma que mapas são representações neutras e, por tal motivo, não possuem o intuito de refletir ou transformar a realidade.
- A interpretação de um mapa exige compreensão de escala, projeção, simbologia e cores utilizadas, pois cada um desses elementos contribui para a criação de significados específicos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.