A abordagem semiótica, conforme estabelecida por Peirce (2005), tem como principal objetivo analisar a relação entre o signo visual e o objeto que ele representa. Para Peirce, um signo é qualquer coisa que, de alguma forma, remete a algo para alguém, e essa relação é mediada por um interpretante, que é a interpretação ou o significado gerado pelo signo. Essa teoria semiótica envolve a identificação de como os signos visuais (como imagens, símbolos ou ícones) se relacionam com os objetos que representam, além de como esses signos são interpretados pelos observadores, considerando o contexto e os processos cognitivos envolvidos. A partir dessa análise, é possível entender a complexidade das representações visuais e como elas comunicam significados específicos dentro de diferentes contextos.
Fonte: adaptado de: PEIRCE, C. SS. emiótica e filosofia da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A semiótica investiga como os significados são construídos e comunicados mediante diferentes tipos de signos. PORQUE
- O significante é a forma física do signo, ou seja, é a parte perceptível do signo, é aquilo que vemos, ouvimos ou sentimos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.