Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam os documentos oficiais, projetos pedagógicos, práticas escolares e formação de professores. Problematizar essas temáticas que envolvem a cultura e diversidade possibilita o desenvolvimento de um olhar sensível a outros estilos de vida entre escola-Universidade (SCHWEIG, 2019).

 

Pensar a Educação pode ser pela análise quanto aos modos pelos quais a diversidade e a autonomia foram e ainda são considerados na história do Brasil e nas políticas educacionais destinadas a grupos sociais. Na relação entre Sociologia, Antropologia e Educação, discorra hipoteticamente que você é o(a) professor(a) regente e abordará um estudo sobre um grupo social no entorno da comunidade escolar. Após abordar um estudo sobre determinado grupo social que tenha filhos matriculados na escola, escreva um texto dissertativo entre 20 a 25 linhas, destacando a relevância de uma prática inclusiva para esse grupo na escola. Além disso, você precisará definir quantas famílias são esse grupo, número de membros, se são homens, mulheres, adultos, crianças como também a nacionalidade, religião, etnia/raça, língua, classe social. 

Além disso, é importante assistir ao vídeo explicativo da atividade Mapa disponível na Sala do Café.

 

​SCHWEIG, Graziele Ramos. A etnografia como modo de ensinar e aprender na escola. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade,  Salvador,  v. 28, n. 56, p. 136-149,  set.  2019. Disponível em <https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p136-149.>. Acesso em:  6  jun. 2025.  

 

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 9 jun. 2025.

 

ORIENTAÇÕES:

 

​- Assista ao vídeo explicativo da professora disponível na Sala do Café.

- Não é necessário aplicar a atividade.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.

- Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", NÃO SERÁ POSSÍVEL reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

3) Sabendo de todos os reagentes e produtos, indique a reação química balanceada que ocorreu nesse experimento.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]