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ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

 

A herança estruturalista e a emergência do Gerativismo

 

A Unidade V do seu material apresenta os conceitos fundamentais da linguística sincrônica de Ferdinand de Saussure, como as dicotomias língua/fala, significante/significado, diacronia/sincronia e sintagma/paradigma. Esses conceitos reconfiguraram os estudos da linguagem ao deslocarem o foco das regras normativas para o funcionamento estrutural da língua como sistema.

 

A abordagem saussuriana fundamentou a linguística estruturalista, influenciando teorias posteriores, como a de Noam Chomsky, que, ao propor o Gerativismo, buscou ultrapassar os limites da descrição formal da língua. Chomsky argumenta que a linguagem é uma faculdade inata do ser humano, estruturada por uma Gramática Universal compartilhada por todas as línguas naturais, acessada por meio de um Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD).

 

De acordo com Chomsky (1972), “a aquisição da linguagem é uma questão de crescimento e maturação de capacidades relativamente fixas, em condições externas adequadas”. Essa perspectiva inatista reformulou a forma de compreender a linguagem e passou a dialogar com áreas como a psicolinguística e as ciências cognitivas.

 

Além do próprio Chomsky e de Saussure, essa discussão também é aprofundada por autores como Leonor Fávero e Maria Cristina de Andrade (2013), que analisam o funcionamento da Gramática Universal, e por Cunha, Costa e Martelotta (2013), que apresentam as diferentes teorias linguísticas em perspectiva crítica e comparativa.

 

Questão para Desenvolver


Com base nos conceitos estruturais de Ferdinand de Saussure estudados na Unidade V e nas contribuições do gerativismo chomskyano, explique como a teoria de Chomsky dialoga com (e ao mesmo tempo rompe com) a visão estruturalista da linguagem. Em sua resposta (de no máximo 30 linhas):
 

Defina os principais conceitos saussurianos que fundamentaram a linguística estruturalista (língua/fala, significante/significado, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma). 

Explique o conceito de Gramática Universal de Chomsky e o funcionamento do Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD). 

Discuta como a teoria gerativista critica a ideia de que a língua é apenas um sistema formal de signos, defendendo o inatismo linguístico. 

Use exemplos concretos e citações (como o aprendizado da linguagem por crianças) para ilustrar sua argumentação. 

Apresente as referências teóricas utilizadas para respaldar sua resposta (autores e obras do material da disciplina ou leituras complementares indicadas)

 

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