Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos, como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem quando percebem que um novo hiperfoco está chegando, pois sabem que ele certamente irá exigir muita atenção e empenho. Conseguir gerenciar uma rotina nem sempre é simples, e um hiperfoco pode fazer essa tarefa ficar ainda mais difícil, fazendo com que pessoas autistas busquem formas de inibir ou limitar seus interesses (aqui fica a importância de um acompanhamento profissional para auxiliar corretamente nesse e outros pontos relacionados aos interesses restritos, típicos do autismo).

 

Fonte: https://www.instagram.com/p/C7KvYfIJnYI/?igsh=NGN5ZXprZGY1ejVx. Acesso em: 13 mar. 2025.

 

Para essa atividade, imagine que você tem um perfil profissional no Instagram, com objetivo de publicar conteúdos relevantes para a área da psicopedagogia, que relacione a teoria e a prática de maneira responsável, e que fale sobre temas atuais desta área do saber. Assim, você elaborará um mapa conceitual (mapa mental) e um texto explicando os conceitos abordados sobre o tema hiperfoco e o processo de ensino-aprendizagem



Deverá conter em seu mapa conceitual:

1. Descrição do que é o hiperfoco e suas características.

 

Você pode elaborar o mapa conceitual de forma on-line, em aplicativos como Mentimeter, Canva etc.; ou de forma manual, desenhando em uma folha A4. A foto do mapa mental deverá ser inserida no formulário padrão da disciplina.

 

Você deverá elaborar o seu texto em até 30 linhas abordando os seguintes tópicos:

1. Vantagens e desvantagens do hiperfoco no processo de ensino-aprendizagem. Ao menos uma vantagem e ao menos uma desvantagem.



2. Cite e explique ao menos uma estratégia de como utilizar do hiperfoco para tornar motivador o processo de aprendizagem do aluno.



Você pode procurar fontes confiáveis que abordem o tema apresentado, vídeos confiáveis sobre a temática, bem como seguir as seguintes indicações:

 

Texto: Hiperfoco como caminho para o aprendizado e inclusão de alunos com autismo, disponível em: https://periodicos.ufes.br/semap/article/view/42478



Vídeo 1: O que é o HIPERFOCO NO AUTISMO e quais são suas VANTAGENS E DESVANTAGENS, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rrZll_C7EZo&t=308s [LAB1]



Vídeo 2: 2 tratamentos para o hiperfoco no Autismo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-Z0XxF2yOL4&t=792s



A relação com a rede social Instagram é apenas para exemplificar a elaboração da atividade, a postagem na rede social não faz parte dessa atividade.



ORIENTAÇÕES:

- Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, faça o envio.

- O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

- Formatação: letra Times New Roman ou Arial - tamanho de letra 12 - espaçamento entre linhas 1,5 - alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

- Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para a realização desta atividade, entre elas, um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.

- Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do MAPA.

 

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025 Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos, como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025 Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos, como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025 Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos, como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem […]