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ATIVIDADE 1 - GAS - PANIFICAÇÃO CLÁSSICA E BRASILEIRA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - GAS - PANIFICAÇÃO CLÁSSICA E BRASILEIRA - 53_2025

 

O glúten é uma rede complexa de proteínas presentes principalmente no trigo, como a gliadina e a glutenina, que ao entrarem em contato com a água e serem manipuladas, por meio de batimento, sova ou mistura, formam uma estrutura viscoelástica característica. Essas proteínas têm a capacidade de absorver até 200% de água em relação ao seu volume inicial, o que contribui significativamente para a consistência e maleabilidade da massa. Durante o processo de manipulação, a gliadina fornece extensibilidade, enquanto a glutenina confere elasticidade, resultando em uma rede proteica coesa e resistente. Essa estrutura permite que a massa seja esticada e moldada sem se romper facilmente, além de ser essencial para a retenção de gases produzidos na fermentação, promovendo crescimento e leveza em produtos panificados. O desenvolvimento ideal do glúten é, portanto, fundamental para a textura e a qualidade final de pães, massas e outros produtos à base de farinha de trigo.

 

Fonte: PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e técnica dietética. 2 ed. Barueri: Manole, 2008.

 

O teor de glúten na farinha varia de acordo com a origem e fabricante. Considere que você tenha a opção de utilização de duas marcas diferentes de farinha e você encontrou as seguintes informações na tabela nutricional (ambos em uma porção de 50 gramas do produto):

 

- Marca A: 37 g de carboidratos, 5 g de proteínas, 0 g de gorduras, 1,5 g de fibras alimentares e 0 mg de sódio

 

- Marca B: 35 g de carboidratos, 7 g de proteínas, 0 g de gorduras, 1 g de fibras alimentares e 2 mg de sódio

 

 

 

Considerando o conteúdo estudado, escolha qual das farinhas você utilizaria para pães e qual para bolos, descrevendo e justificando sua escolha. Explique também quais podem ser as consequências de uma escolha inadequada para cada preparo.

 

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Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

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2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

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4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

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