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ATIVIDADE 1 - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ESTUDOS AMBIENTAIS - 53_2025

ATIVIDADE 1 - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ESTUDOS AMBIENTAIS - 53_2025

 

“(...)Geoprocessamento é um conjunto de técnicas computacionais que opera sobre bases de dados (que são registros de ocorrências) georreferenciados, para os transformar em informação (que é um acréscimo de conhecimento) relevante(...)” (Silva, 2001, p.12).

SILVA, J. X. O que é geoprocessamento. Revista do CREA-RJ, Rio de Janeiro, Outubro/Novembro, 2019.

Em outras palavras, podemos entender como Geoprocessamento, um conjunto de técnicas de coletas de dados, as quais, mediante processos computacionais, sofrem manipulação, gerando informações espacialmente referenciadas, podendo ter como resultado: mapas, cartas, planilhas, gráficos e afins. O Geoprocessamento é uma tecnologia multidisciplinar que permite a convergência de diferentes disciplinas científicas para o estudo dos mais diversos fenômenos, por exemplo, os desastres ambientais.



Disponível em: https://browser.dataspace.copernicus.eu/
 

As imagens acima são do satélite Sentinel-2A e foram retiradas do portal Copernicus Brownser. Ambas mostram uma situação de queimada ocorrida no interior de São Paulo, durante o mês de agosto do ano de 2024. As duas imagens registram a mesma cena, no mesmo momento, porém, utilizando composições de bandas diferentes do sensor embarcado no satélite.

A partir de uma análise comparativa das imagens acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, destacando os seguintes pontos:


  1. Utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina e com base nos conceitos de Sensoriamento Remoto, explique a diferença entre as duas imagens e qual é a vantagem de uma em relação à outra para análises de queimadas. Explique o motivo da segunda imagem apresentar uma visualização melhor da cena.
    2. Discuta a importância do Geoprocessamento e do Sensoriamento Remoto na identificação e mitigação de queimadas.
    3. Analise como as informações obtidas através do Geoprocessamento podem auxiliar na elaboração de políticas públicas e estratégias de prevenção e/ou mitigação destes desastres.

Orientações:


- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
- A sua resposta deve ser redigida em seu Studeo, no campo logo abaixo do enunciado. Apenas para orientar no desenvolvimento de sua resposta, recomendamos que seu texto seja feito primeiro em um RASCUNHO de arquivo WORD, onde deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas deste rascunho. A formatação da atividade difere do arquivo word, portanto, não se preocupe com a quantidade de linhas alterada, ao colar sua resposta no campo.
- Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.

- Você deve elaborar um único texto contemplando as 3 questões levantadas. Não é para responder as questões de forma isolada.
- Para estudo desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e de materiais de apoio.
- Atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá alterar sua resposta.

Bom trabalho!

 

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