Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.

 

EXPERIMENTO

Nesta situação, você utilizará alguns materiais que possui em casa para mostrar a importância da membrana plasmática na hidratação das nossas células.

 

O que e como deve ser feito?

Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica no livro-base e assistir à aula sobre o assunto. Separe alguns materiais e siga os passos a seguir:

- Duas batatas grandes descascadas.

- Dois pratos fundos (ou outro recipiente).

- Duas colheres de açúcar (cristal ou refinado).

- Fogão para cozimento.

 

Primeiramente, você deverá pegar uma das batatas descascadas e colocá-la para cozinhar. Ela deve ser cozida, mas deve manter sua forma, sem que o cozimento excessivo permita que ela desmanche. Após o cozimento, deixe essa batata resfriar em temperatura ambiente. Após resfriada, você deverá dispor as duas batatas em pratos fundos, cada uma em um prato. 

 

Faça uma cova (uma abertura) nas duas batatas (crua e cozida), tomando cuidado para que a cova não ultrapasse os dois lados da batata. Procure deixar as duas covas nas duas batatas de tamanhos parecidos. No prato, deixe a batata com a cova voltada para cima e preencha o prato com água da torneira. Faça o mesmo para as duas batatas, cada uma em um prato.

 

Preencha a cova das batatas com açúcar. Procure colocar a mesma quantidade de açúcar em cada uma delas. A quantidade exata não é importante, mas procure fazer uma cova em que caiba, pelo menos, uma colher de chá de açúcar. Pegue os dois pratos com água, cada um com uma das batatas com as covas preenchidas com açúcar, e deixe reservado em um local longe do contato de outras pessoas de sua casa por 24 horas.

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.   […]

Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos.

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.   […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.   […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.   […]

3) Sabendo de todos os reagentes e produtos, indique a reação química balanceada que ocorreu nesse experimento.

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.   […]

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

Após discutir o assunto com seus colegas, você elabora uma atividade prática para mostrar a importância da membrana plasmática na captação de água do ambiente extracelular para o intracelular. Seus colegas deverão ser informados previamente sobre as características da membrana plasmática, de permeabilidade seletiva, transporte passivo e osmose, para que possam compreender seu experimento.   […]