CONTEXTUALIZAÇÃO
O curso de farmácia possui um currículo tão heterogêneo e diversificado (envolve conhecimentos de Ciências Exatas e da Terra/ Biológicas/ Saúde/ Sociais Aplicadas/ Humanas e, até mesmo, um pouco das Engenharias) que permite ao profissional farmacêutico competências e habilidades para atuar em várias frentes de trabalho (PEREIRA, 2023).
A Farmácia é uma profissão milenar e ao longo de sua trajetória passou por crises e mudanças (determinados pelos diferentes cenários políticos, econômicos e sociais).
No Brasil, atualmente, a profissão farmacêutica vive uma intensa reestruturação, envolvendo a formação e a prática dos profissionais da saúde em favor do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Diante dessas mudanças, o farmacêutico está apto a desempenhar suas funções com qualidade, nas 131 especialidades distribuídas em 10 áreas de atuação regulamentadas pela Resolução/CFF nº 572/2013 (SERAFIN, 2015).
De acordo com esta resolução, as linhas de atuação que agrupam as especialidades farmacêuticas são: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública; toxicologia (CFF, 2013).
Fonte: PEREIRA, J.G. Introdução à Profissão Farmacêutica. Maringá: UniCesumar, 2023.
SERAFIN, C.; J., D. C; VARGAS, M. Perfil do farmacêutico no Brasil: relatório. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/ZLi6H. Acesso em: 12 jun. 2024.
CFF (Conselho Federal de Farmácia). Resolução nº 572 de 25 de abril de 2013. Dispõe sobre a regulamentação das especialidades farmacêuticas, por linhas de atuação. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/572.pdf. Acesso em: 3 jul. 2024.