Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.
Fonte: BIGATÃO, D. M. M.; GODOI, T. B. Química geral e experimental. Organização de: Flavio Tajima Barbosa. Florianópolis: Arqué, 2024. p. 150.
Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos. São regulamentações que a indústria farmacêutica deve adotar nos seus processos de fabricação de medicamentos, visando assegurar a qualidade, eficácia e segurança do produto.
As normas nacionais e internacionais de BPF têm o objetivo de estabelecer padrões de qualidade para assegurar que os medicamentos sejam fabricados em conformidade com os biolotes testados e conforme normas e exigências sanitárias, avaliando por meio de seu controle e garantia de qualidade a manutenção e atendimento pleno às suas especificações.
No Brasil, hoje, as Boas Práticas de Fabricação são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: https://blog.ipog.edu.br/saude/conheca-a-importancia-das-boas-praticas-de-fabricacao-de-medicamentos-na-industria-farmaceutica/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20Boas%20Pr%C3%A1ticas,atendimento%20pleno%20as%20suas%20especifica%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 17 jun. 2025.