A Inteligência Artificial na Educação (IAED) apresenta aplicações vastas, mas gera dilemas éticos como privacidade, vieses e dependência, especialmente no Sul Global. Pesquisas brasileiras apontam riscos diversos, destacando a necessidade de sistemas transparentes, autonomia e formação de educadores para uma implementação responsável e benéfica. 
Fonte: CORRÊA, E. B.; ALESSI, R. F.; GROSSI, L.; SILVA, J. A. P. da. Ética da inteligência artificial na educação: dilemas apontados nas pesquisas brasileiras. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, v. 9, n. 25, p. 1–23, set./dez. 2024. 
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
-  A implementação da Inteligência Artificial na Educação (IAED) no Sul Global já atingiu um estágio avançado de discussões éticas e regulamentações, equiparando-se ao Norte Global. 
PORQUE 
-  A formação de educadores e a implementação de sistemas transparentes são medidas desnecessárias para garantir uma aplicação ética e benéfica da IAED, conforme as pesquisas brasileiras. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: 
ALTERNATIVAS 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições falsas.