As abordagens de gestão de conflitos podem ser definidas, do ponto de vista interpessoal, como as reações individuais diante da percepção de divergências de ideias, opiniões e/ou objetivos entre as partes envolvidas em uma interação, resultando em níveis elevados de tensão. Entre elas, a competitividade refere-se ao grau em que cada parte busca satisfazer seus próprios interesses, enquanto a colaboração se relaciona ao grau em que cada parte se preocupa ativamente com os interesses da outra parte.
Fonte: adaptado de: DIMAS, I. D.; LOURENÇO, P. R.; MIGUEZ, J. Conflitos e desenvolvimento nos grupos e equipas de trabalho: uma abordagem integrada. Psychologica, [s.l.] v. 38, p. 103-119, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Isabel
Dimas/publication/242200864_abordagem_integrada/links/0f31753c565aee2291000000/abordagem-integrada.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.
Considerando as informações apresentadas sobre abordagens para resolução de conflitos, analise as afirmativas a seguir:
- As relações entre as partes são fortalecidas nas duas abordagens.
- A competição pode ser empregada para forçar uma decisão da outra parte.
III. A competição atua buscando um acordo que satisfaça as duas partes havendo concessões. IV. A colaboração é desenvolvida de maneira conjunta e pode resultar em soluções inovadoras.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.