Com base nos conhecimentos adquiridos e estudos realizados no decorrer da Disciplina Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos, quais fatores intrinsecos e extrinsecos relacionados ao crescimento microbiano poderiam ser responsáveis pela deterioração dos alimentos? Quais ações deveriam ser tomadas para evitar que a deterioração dos alimentos continue?
Uma das áreas de atuação do nutricionista, está relacionada diretamente com a Assitência e Educação Nutricional Individual e Coletiva, englobando desde a importância dos componentes da dieta alimentar, até o cuidado e preparo dos alimentos. Neste aspecto, deve-se abordar os cuidados no armazenamento e controle de qualidade dos alimentos. A deterioração de produtos orgânicos, em geral, pode seguir dois caminhos: a oxidação e ação de enzimas livres presentes nos próprios alimentos, ou seja, um processo químico, sem ação de organismos vivos; ou por meio da atuação de microrganismos, que vão se apropriar dos nutrientes dos alimentos para sustentar seu próprio metabolismo. No caso dos microrganismos, sua ação nos alimentos depende da disponibilidade ou ausência de fatores que podem tanto aumentar sua taxa de crescimento e fazer com que o alimento se degrade mais rapidamente, ou impedir que este microrganismo se desenvolva, conservando o alimento por mais tempo. Estes fatores são denominados fatores intrínsecos e fatores extrinsecos que afetam o crescimento microbiano.
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Nesta atividade você, atuando como responsável pela Unidade de Alimentação e Nutrição, deverá identificar os fatores que estão relacionados diretamente com o crescimento microbiano, orientando os profissionais responsáveis pela estocagem e preparo dos alimentos sobre estes fatores, indicando formas de eliminar ou diminuir o problema. Você deverá pensar na forma de explicar cada um dos fatores identificados através de palestras e uma cartilha informativa, contendo os problemas encontrados e formas de resolvê-los.