Considerando que é atribuição do enfermeiro promover educação em saúde, por meio de abordagem clara, objetiva e linguagem simples, nesta atividade, você, aluno(a) do curso de bacharel em enfermagem deverá desenvolver uma ação de Educação em Saúde para mães do seu bairro. Para realizar esta atividade você deverá escolher um, entre os acidentes domésticos mais comuns na primeira infância, sedo eles: quedas, intoxicação, queimaduras, engasgo por alimentos e corpos estranhos, afogamento, cortes/perfurações e choques elétricos. Após a escolha do tema, você deverá desenvolver um panfleto ilustrativo e explicativo contendo as causas mais comuns que levam ao acidente, locais críticos onde o acidente acontece, os riscos e as formas de prevenção. Imprimir uma quantidade de panfletos e escolher um dia da semana para realizar uma abordagem, nas ruas, de conscientização sobre o tema, entregando às mães o panfleto e realizando orientações. Entre as mães abordadas, conversar com algumas delas e solicitar permissão para fotografar o momento, explicando que a imagem será utilizada apenas para fins estudantil. A atividade deverá ser realizada individualmente.
DICA: Como forma de agradecimento, junto ao panfleto, você pode entregar uma lembrancinha simples com por exemplo um catão, que pode ser feita por você mesmo, uma bala, um Bis. Este ato fortalece a formação de vínculo. (Atividade não obrigatória)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao solicitar autorização das mães para fotografar a ação, você deverá ter em mãos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) disponível no ambiente virtual. O termo tem por objetivo formalizar a autorização do uso de imagem para fins educativos. O termo deverá ser lido e explicado ao convidado pelo acadêmico, e posteriormente assinado pelo acadêmico e pelo convidado.