É fundamental que os agentes artificiais, em interação com humanos, possam aprender os valores da democracia e criar formas de coordenação e coexistência (Salmi, 2023). Coexistência entre agentes humanos e artificiais significa que é necessário que ordens políticas algorítmicas possibilitem e garantam participação no processo de tomada de decisão.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025.
Para a democratização de uma ordem política algorítmica, no que considera fundamental a relação entre os agentes artificiais e à coexistência com humanos, analise as afirmativas a seguir:
- O destino da democracia depende da nossa relação com a IA, pois a IA não é uma ferramenta neutra, ela tem um design que influencia ativamente como nós a usamos. II. Que os agentes artificiais sejam programados para ignorar os valores humanos, a fim de manter a neutralidade técnica.
III. Que a coexistência seja baseada na separação total, com os agentes artificiais operando em uma esfera e os humanos em outra.
- Que os agentes artificiais aprendam os valores democráticos e que as ordens algorítmicas garantam a participação humana nas decisões.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.