Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1). 

Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025. 

A introdução do artigo propõe uma análise crítica do momento atual em que a Inteligência Artificial ocupa cada vez mais espaço na vida cotidiana, impactando diretamente as relações humanas e o campo educacional. A citação nos convida a refletir sobre como a ascensão da IA ultrapassa os limites técnicos, desafiando conceitos tradicionais de subjetividade, autonomia e formação humana. Nesse novo paradigma, o processo educativo precisa considerar não apenas o uso instrumental da tecnologia, mas também suas implicações filosóficas e éticas profundas. 

As práticas pedagógicas, nesse cenário, devem ser repensadas à luz das transformações que a IA traz para a maneira como os sujeitos interagem com o conhecimento, consigo mesmos e com os outros. O artigo propõe que essa reflexão envolva uma abordagem interdisciplinar, integrando filosofia, ética, educação e tecnologia. Com isso, abre-se o debate sobre os fundamentos da formação humana em uma sociedade cada vez mais mediada por algoritmos e decisões automatizadas. 

O que caracteriza o “novo paradigma” descrito na citação quanto à relação entre tecnologia e educação? 

ALTERNATIVAS 

A substituição definitiva do professor por máquinas programadas para ensinar. A exigência de uma reflexão ética e filosófica sobre os efeitos da IA na formação humana. A centralização do conteúdo educacional em plataformas estrangeiras. 

A implementação de robôs em salas de aula para controle disciplinar. 

A mecanização total do currículo escolar em todos os níveis de ensino.

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios […]

Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos.

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios […]

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios […]