Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025

A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos ajuda o professor a escolher a melhor forma de avaliar seus alunos, respeitando o processo de desenvolvimento de cada um.

 

MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. DIDÁTICA. Maringá  PR.:Unicesumar, 2022.

 

Neste sentido, caro estudante, sua tarefa será gravar um vídeo apresentando um seminário sobre os três modelos de avaliação: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA. No vídeo, você deverá conceituar cada um desses modelos, explicar suas funções e indicar em quais momentos eles podem ser utilizados no contexto escolar. Por fim, você ainda deverá apresentar um exemplo de avaliação formativa para a educação física escolar.

No vídeo você deve realizar as seguintes exigências básicas:

  1. Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo.
  2. Conceitue e explique a função da avaliação diagnóstica;
  3. Apresente o conceito e disserte sobre a avaliação formativa;
  4. Demonstre a conceituação e a função da avaliação somativa;
  5. Explique quando podemos utilizar cada tipo de avaliação;
  6. Apresente um exemplo de avaliação formativa para aplicar na educação física escolar.

 

 A atividade deve seguir os seguintes critérios:

- Conter no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos de duração do vídeo gravado;

- Realizar as 6 exigências pontuadas anteriormente; 

- Realizar individualmente;

- O aluno(a) poderá utilizar ou não o recurso de slides e imagens na sua gravação, porém, deve aparecer durante o vídeo;

- O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as exigências solicitadas no enunciado.

- Para editar o vídeo, sugerimos o programa de edição MOVAVI. Para mais instruções, acesse o link do “TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA”, disponível no ambiente da disciplina, na “Sala do café”, em seu STUDEO. 

- O vídeo deverá estar cadastrado no YOUTUBE como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YOUTUBE estão no vídeo “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível no ambiente da disciplina, na “Sala do café”, em seu STUDEO.

- Para todos os alunos, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) vídeo pelo STUDEO.

- Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.

 

OBS: CADASTRE O VÍDEO COMO NÃO LISTADO!

UMA EXCELENTE ATIVIDADE PARA VOCÊ!

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025 A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos […]

Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos.

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025 A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025 A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025 A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos […]

3) Sabendo de todos os reagentes e produtos, indique a reação química balanceada que ocorreu nesse experimento.

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025 A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos […]

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

MAPA - EDU - DIDÁTICA - 53_2025 A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos […]