Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o filósofo, a virtude não é inata, mas adquirida por meio do hábito e da reflexão. Além disso, valorizava a amizade e propunha o princípio da mediania, defendendo o equilíbrio como o caminho para uma vida plena e harmoniosa.

Essas ideias atravessaram os séculos e repercutem, especialmente, no campo educacional. A Pedagogia contemporânea, aliada aos ensinamentos aristotélicos, possibilita o desenvolvimento ético, emocional e social das crianças. Nesse sentido, a escola é compreendida como um espaço privilegiado para a vivência de virtudes, contribuindo para a formação de futuros cidadãos e no desejo de uma vida melhor.

 

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção Os pensadores, v. 2).

 

1ª Parte:

Imagine que você é o(a) professor(a) de uma turma de 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental I e, cotidianamente, depara-se com relacionamentos conflituosos (dificuldade em esperar a vez, disputa por objetos, falta de empatia, por exemplo). Com o objetivo de melhorar a convivência, promover o respeito mútuo e incentivar virtudes como a amizade, pense e elabore um plano de aula (hipotético), seguindo a estrutura abaixo:

 

- Intencionalidade da proposta: alfabetização

 

Plano de aula 

  1. Título da aula/tema:
  2. Objetivo da aula: iniciar com verbo no infinitivo. Declare o que se pretende alcançar com a proposta
  3. Metodologia: explique o passo a passo da aula. Descreva as etapas, as atividades e/ou a dinâmica utilizada.
  4. Recursos: materiais que serão utilizados na aula.

5.Avaliação: responda à questão: como você saberá se o objetivo da aula foi atingido?

 

2ª Parte

A partir dos estudos sobre Aristóteles, escreva um texto dissertativo (mínimo 15 - máximo 25 linhas) abordando os seguintes pontos:

1 - Descreva o conceito de mediania (meio termo) e sua contribuição para a convivência no ambiente escolar.

2 - Comente a importância da amizade para as crianças na escola.

3 - Explique a felicidade para Aristóteles e como ela pode ser vivenciada dentro do contexto do Ensino Fundamental I.

 

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o […]

Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o […]

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Durante os séculos V e IV a.C., a civilização grega passou por um desenvolvimento nas artes, na política e, sobretudo, na filosofia. Nesse cenário, Aristóteles destacou-se por ensinar sobre a busca da felicidade almejada pela da prática constante das virtudes. Para o […]