Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos.

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu notas mais baixas para alunos de escolas públicas e notas melhores para os de escolas independentes, contrariando as previsões dos professores. 

Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025. 

Com base no texto e nos exemplos de vieses algorítmicos discutidos no artigo, analise as afirmativas a seguir: 

  1. O viés algorítmico de classificação pode levar sistemas a rotular estudantes de forma desigual com base em raça, mesmo que apresentem o mesmo comportamento. II. A personalização do ensino, embora benéfica, pode amplificar desigualdades ao adaptar o conteúdo à capacidade cognitiva de cada aluno, criando níveis de padronização diferenciados e tendenciosos. 

III. Softwares de supervisão remota de exames podem manifestar racismo sistêmico por meio de programação preconceituosa, afetando desproporcionalmente alunos com tons de pele mais escuros. 

  1. O viés algorítmico ocorre exclusivamente na fase de treinamento dos algoritmos, sendo impossível que ele surja da interação dos sistemas com fenômenos sociais externos. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

I e IV, apenas. 

II e III, apenas. 

I, II e III, apenas. 

II, III e IV, apenas. 

I, II, III e IV.

Atividades Relacionadas

Todos os dias, em nosso cotidiano, ocorrem reações químicas ao nosso redor e também em nosso organismo, de modo que podemos afirmar que a manutenção da vida depende de várias reações químicas.

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu […]

Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos.

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu […]

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu […]

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu […]

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu […]