O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema

"O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema da cadeia produtiva de alimentos. Para atingir esse objetivo, foram implementados recursos facilitadores para melhorar a interação com os jogadores com DI, como a história sendo explicada por um personagem, um […]

Ver Atividade Completa
A integração da IA na sociedade moderna vai além das aplicações técnicas e se insere diretamente nos debates sobre direitos humanos, equidade e justiça social.

A integração da IA na sociedade moderna vai além das aplicações técnicas e se insere diretamente nos debates sobre direitos humanos, equidade e justiça social. Seu impacto não é neutro, e por isso o desenvolvimento ético e responsável dessas tecnologias é um imperativo global. A educação tem papel estratégico na formação de cidadãos conscientes sobre […]

Ver Atividade Completa
Por fim, como resposta à hipótese, conclui-se que a eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos

"Por fim, como resposta à hipótese, conclui-se que a eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização de seus usuários sobre os riscos dos vieses algorítmicos, de forma que os sistemas possam ser aperfeiçoados para evitar a reprodução de injustiças sociais" (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. […]

Ver Atividade Completa
A inexistência ou demora na busca de soluções para os vieses algorítmicos tem o potencial de criar ou reforçar desigualdades sistêmicas.

A inexistência ou demora na busca de soluções para os vieses algorítmicos tem o potencial de criar ou reforçar desigualdades sistêmicas. Entre as consequências estão avaliações injustas, aconselhamento inadequado e acesso desigual a recursos educacionais, o que pode prejudicar determinados grupos sociais e reforçar disparidades existentes.  Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. […]

Ver Atividade Completa
Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo

"Estamos diante de um novo paradigma na relação entre homem e máquina, no qual a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque, exigindo uma profunda reflexão filosófica e ética sobre seus impactos na subjetividade humana e nas práticas educativas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 1).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios […]

Ver Atividade Completa
A análise preditiva tem o potencial de melhorar a capacidade das instituições de direcionar estes recursos para os estudantes que mais necessitam de assistência

"A análise preditiva tem o potencial de melhorar a capacidade das instituições de direcionar estes recursos para os estudantes que mais necessitam de assistência, mas, como mostram as nossas análises, o viés algorítmico pode fazer com que estudantes negros em risco recebam menos apoio do que estudantes brancos semelhantes" (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. 11).  […]

Ver Atividade Completa
Esses vieses algorítmicos não surgem apenas durante o treinamento e desenvolvimento da programação; podem ocorrer, também, fora dessas etapas

"Esses vieses algorítmicos não surgem apenas durante o treinamento e desenvolvimento da programação; podem ocorrer, também, fora dessas etapas, pois os modelos algorítmicos são treinados para resolver determinados problemas do mundo real e das interações sociais, mas podem apresentar problemas quando da análise de seus resultados em razão da interação entre os seus dados" (Heggler; […]

Ver Atividade Completa
Inteligências individual, coletiva ou artificial podem ser pensadas como camadas sobrepostas que interagem de formas complexas, balizando os funcionamentos umas das outras

Inteligências individual, coletiva ou artificial podem ser pensadas como camadas sobrepostas que interagem de formas complexas, balizando os funcionamentos umas das outras [...]. A Inteligência Artificial é capaz de coletar e processar os feedbacks que emergem de atores individuais, coletivos e artificiais e produzir, assim, novas estruturas de aprendizado e conhecimento para a ação social […]

Ver Atividade Completa
A integração da inteligência artificial (IA) no ambiente universitário exige uma reconfiguração dos processos pedagógicos tradicionais, antes focados quase exclusivamente na transmissão de conhecimentos.

A integração da inteligência artificial (IA) no ambiente universitário exige uma reconfiguração dos processos pedagógicos tradicionais, antes focados quase exclusivamente na transmissão de conhecimentos. A evolução da IA amplia o acesso ao conhecimento e altera o papel do professor, provocando mudanças nesse campo.  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; FERREIRA DA SILVA, G. Novos desafios para […]

Ver Atividade Completa
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil estabelece diretrizes para o uso e a proteção das informações pessoais, impactando diretamente o desenvolvimento

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil estabelece diretrizes para o uso e a proteção das informações pessoais, impactando diretamente o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias como os sistemas de inteligência artificial e seus derivados.  Fonte: LEONEL, J. Se. t al. Inteligência artificial: desafios éticos e futuros.Revista Bioética, v. 32, 2024. […]

Ver Atividade Completa