Assim, é fundamental que educadores, desenvolvedores de tecnologia e formuladores de políticas públicas

"Assim, é fundamental que educadores, desenvolvedores de tecnologia e formuladores de políticas públicas continuem a trabalhar juntos para criar sistemas mais justos e transparentes, promovendo práticas que garantam uma educação mais eficaz e mais igualitária" (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. 17). Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o […]

Ver Atividade Completa
O treinamento de algoritmos pode ocorrer através da inserção ou repetição de dados, muitas vezes fornecidos pela população em geral.

O treinamento de algoritmos pode ocorrer através da inserção ou repetição de dados, muitas vezes fornecidos pela população em geral. Esses dados podem incluir textos, rótulos e anotações que podem não ser verificados ou validados, o que pode introduzir preconceitos na IA. Se, historicamente, dados mostram que alunas se inscrevem menos em cursos de Ciência […]

Ver Atividade Completa
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis

A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis, atualizados e não tendenciosos, uma vez que a IA pode demorar a incorporar novos dados de treinamento nos algoritmos. Por isso, os alunos precisam ser orientados a adotar […]

Ver Atividade Completa
A educação deve formar sujeitos autônomos, capazes de agir eticamente em um mundo cada vez mais mediado

"A educação deve formar sujeitos autônomos, capazes de agir eticamente em um mundo cada vez mais mediado por algoritmos e decisões automatizadas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 13). Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, […]

Ver Atividade Completa
A escola, enquanto instituição social, não pode apenas incorporar tecnologias, mas deve questionar criticamente seus usos e finalidades, evitando

"A escola, enquanto instituição social, não pode apenas incorporar tecnologias, mas deve questionar criticamente seus usos e finalidades, evitando que a educação se reduza a uma lógica de mercado orientada por dados" (Azambuja; Silva, 2024, p. 7).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência […]

Ver Atividade Completa
A Inteligência Artificial reifica, reproduz e dissemina, de maneiras mais eficientes, os diferentes vieses da sociedade. Por exemplo, os vieses raciais

A Inteligência Artificial reifica, reproduz e dissemina, de maneiras mais eficientes, os diferentes vieses da sociedade. Por exemplo, os vieses raciais, étnicos e de gênero configuram formas 'algoritmizadas' que se rotinizam na sociedade e definem práticas injustas de agentes artificiais.  Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e […]

Ver Atividade Completa
A IA pode oferecer diversas vantagens para a educação, como a agilização nos processos e o fornecimento de feedbacks mais rápidos. Além disso

A IA pode oferecer diversas vantagens para a educação, como a agilização nos processos e o fornecimento de feedbacks mais rápidos. Além disso, tem o potencial de personalizar o processo de ensino-aprendizagem, automatizar processos e oferecer experiências criativas e inovadoras, transformando positivamente o cotidiano de estudantes e professores.  Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; […]

Ver Atividade Completa
É preciso garantir que a inteligência artificial na educação seja utilizada como ferramenta de emancipação e não de dominação, respeitando os direitos

"É preciso garantir que a inteligência artificial na educação seja utilizada como ferramenta de emancipação e não de dominação, respeitando os direitos humanos, a diversidade cultural e a autonomia pedagógica" (Azambuja; Silva, 2024, p. 15).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Unisinos Journal […]

Ver Atividade Completa
Ao invés de apenas ensinar conteúdos, a escola precisa preparar os estudantes para pensar criticamente sobre as tecnologias que utilizam, compreendendo

"Ao invés de apenas ensinar conteúdos, a escola precisa preparar os estudantes para pensar criticamente sobre as tecnologias que utilizam, compreendendo seus mecanismos, seus limites e suas implicações éticas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 9).  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Unisinos Journal of […]

Ver Atividade Completa
Seja como for, ao longo de sua complexa e não linear construção histórica, a democracia, como teoria e como prática, esteve ancorada num balanço

Seja como for, ao longo de sua complexa e não linear construção histórica, a democracia, como teoria e como prática, esteve ancorada num balanço complexo e instável entre inteligências individuais e coletivas [...]. No coração de qualquer visão de democracia, estão ambas as inteligências.  Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e […]

Ver Atividade Completa