Embora os modelos de IA proporcionem uma aprendizagem personalizada aos alunos, também enfrentam o problema de nem sempre serem capazes de compreender

Embora os modelos de IA proporcionem uma aprendizagem personalizada aos alunos, também enfrentam o problema de nem sempre serem capazes de compreender as necessidades ilimitadas dos alunos e de garantirem certa proteção aos usuários. Essa dualidade se manifesta na personalização do ensino: por um lado, ela pode identificar pontos fortes e fracos dos alunos; por […]

Ver Atividade Completa
É fundamental que os agentes artificiais, em interação com humanos, possam aprender os valores da democracia e criar formas de coordenação e coexistência

É fundamental que os agentes artificiais, em interação com humanos, possam aprender os valores da democracia e criar formas de coordenação e coexistência (Salmi, 2023). Coexistência entre agentes humanos e artificiais significa que é necessário que ordens políticas algorítmicas possibilitem e garantam participação no processo de tomada de decisão.  Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; […]

Ver Atividade Completa
A inteligência artificial (IA), especialmente em contextos educacionais, desafia os modelos pedagógicos tradicionais, baseados na memorização e na transmissão unidirecional de conteúdos.

A inteligência artificial (IA), especialmente em contextos educacionais, desafia os modelos pedagógicos tradicionais, baseados na memorização e na transmissão unidirecional de conteúdos. Com algoritmos capazes de personalizar conteúdos e adaptar metodologias a diferentes perfis, surge a demanda por uma formação que vá além das competências técnicas, valorizando a dimensão ética e crítica. A IA, portanto, […]

Ver Atividade Completa
Algoritmos se tornam um novo tipo de instituição nas sociedades contemporâneas, balizando as interações entre humanos e máquinas e entre humanos.

Algoritmos se tornam um novo tipo de instituição nas sociedades contemporâneas, balizando as interações entre humanos e máquinas e entre humanos. Algoritmos pensados como instituições têm implicações diretas para o funcionamento das democracias.  Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. […]

Ver Atividade Completa
A inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade e, na educação, promete revolucionar os processos de ensino-aprendizagem.

A inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade e, na educação, promete revolucionar os processos de ensino-aprendizagem. Contudo, apesar das inovações, dos recursos e das funcionalidades da IA terem a capacidade de potencializar e melhorar os processos educativos, surgem os riscos da inserção de vieses algorítmicos que podem comprometer todos esses processos. A […]

Ver Atividade Completa
A discussão sobre os vieses algorítmicos em sistemas de inteligência artificial se intensificou com a constatação de que os dados utilizados para o treinamento dos algoritmos frequentemente carregam valores e preconceitos humanos. 

A discussão sobre os vieses algorítmicos em sistemas de inteligência artificial se intensificou com a constatação de que os dados utilizados para o treinamento dos algoritmos frequentemente carregam valores e preconceitos humanos.  Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; FERREIRA DA SILVA, G. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Filosofia Unisinos, v. 25, n. […]

Ver Atividade Completa
Utilizamos a Inteligência Artificial para aumentar o nosso controle sobre o futuro e a incerteza, ao mesmo tempo que a performatividade da IA, o poder que tem para nos fazer agir da forma como prevê, reduz a nossa agência sobre o futuro. 

Utilizamos a Inteligência Artificial para aumentar o nosso controle sobre o futuro e a incerteza, ao mesmo tempo que a performatividade da IA, o poder que tem para nos fazer agir da forma como prevê, reduz a nossa agência sobre o futuro.  Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, […]

Ver Atividade Completa
Há quem advogue que o 'tarde demais' seria a criação da Artificial General Intelligence (AGI), a qual seria incompatível com a própria sobrevivência da democracia

Há quem advogue que o 'tarde demais' seria a criação da Artificial General Intelligence (AGI), a qual seria incompatível com a própria sobrevivência da democracia, em virtude de sua capacidade ampla de gerar consequências não antecipáveis em diversas frentes, gerando riscos existenciais à humanidade.  Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e […]

Ver Atividade Completa
O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema

"O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema da cadeia produtiva de alimentos. Para atingir esse objetivo, foram implementados recursos facilitadores para melhorar a interação com os jogadores com DI, como a história sendo explicada por um personagem, um […]

Ver Atividade Completa
A integração da IA na sociedade moderna vai além das aplicações técnicas e se insere diretamente nos debates sobre direitos humanos, equidade e justiça social.

A integração da IA na sociedade moderna vai além das aplicações técnicas e se insere diretamente nos debates sobre direitos humanos, equidade e justiça social. Seu impacto não é neutro, e por isso o desenvolvimento ético e responsável dessas tecnologias é um imperativo global. A educação tem papel estratégico na formação de cidadãos conscientes sobre […]

Ver Atividade Completa