2. Qual seria a alternativa mais justa para a inclusão dos surdos no cenário esportivo de alto rendimento

​2. Qual seria a alternativa mais justa para a inclusão dos surdos no cenário esportivo de alto rendimento: criar categorias específicas nas Paralimpíadas, incluir os surdos nas competições de ouvintes com adaptações, ou fortalecer e ampliar os Jogos Olímpicos de Surdos (Deaflympics)? Justifique sua resposta com base no texto e no conceito de identidade surda. […]

Ver Atividade Completa
​3. De que forma o esporte pode contribuir para a construção da identidade e da autonomia social da pessoa surda?

​3. De que forma o esporte pode contribuir para a construção da identidade e da autonomia social da pessoa surda?   ​4. A partir do conceito de "Ecologia Social" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão de pessoas surdas em atividades físicas e esportivas na escola? […]

Ver Atividade Completa
​4. A partir do conceito de "Ecologia Social" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão

​4. A partir do conceito de "Ecologia Social" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão de pessoas surdas em atividades físicas e esportivas na escola?   ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:   - Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do […]

Ver Atividade Completa
Questão 01: Explique com suas palavras a diferença entre os conceitos de alimentação e nutrição. Por que é importante que o profissional de Educação Física compreenda essa distinção?

Caros alunos, vamos imaginar a seguinte situação, você, como profissional/professor de Educação Física que com públicos diversos: crianças, adolescentes, adultos saudáveis, idosos, pessoas com sobrepeso e mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Durante suas intervenções, surgem dúvidas recorrentes sobre alimentação: jejum intermitente, dietas restritivas, alimentos ultraprocessados e até uso de suplementos. Muitos esperam que você os oriente […]

Ver Atividade Completa
Questão 03: Cite dois fatores que influenciam o comportamento alimentar das pessoas e explique como eles impactam a prática do profissional de Educação Física.

Questão 03: Cite dois fatores que influenciam o comportamento alimentar das pessoas e explique como eles impactam a prática do profissional de Educação Física. Questão 04: Cite dois grupos que exigem atenção nutricional específica durante a prática de exercícios físicos e indique, com base no livro, orientações gerais que o profissional de Educação Física pode […]

Ver Atividade Completa
Questão 02: Liste e explique brevemente três princípios que norteiam uma alimentação saudável, conforme apresentados nas Diretrizes Alimentares para a População Brasileira.

Questão 02: Liste e explique brevemente três princípios que norteiam uma alimentação saudável, conforme apresentados nas Diretrizes Alimentares para a População Brasileira. Questão 03: Cite dois fatores que influenciam o comportamento alimentar das pessoas e explique como eles impactam a prática do profissional de Educação Física. Questão 04: Cite dois grupos que exigem atenção nutricional […]

Ver Atividade Completa
Questão 05: O profissional de Educação Física, ao orientar seus praticantes, lida frequentemente com questões relacionadas à alimentação e ao desempenho.

Questão 05: O profissional de Educação Física, ao orientar seus praticantes, lida frequentemente com questões relacionadas à alimentação e ao desempenho. Diante disso, explique por que é fundamental que o bacharel em Educação Física não prescreva suplementos alimentares ou dietas, e como essa conduta se alinha ao respeito dos limites éticos e legais de sua […]

Ver Atividade Completa
Questão 04: Cite dois grupos que exigem atenção nutricional específica durante a prática de exercícios físicos e indique, com base no livro, orientações

Questão 04: Cite dois grupos que exigem atenção nutricional específica durante a prática de exercícios físicos e indique, com base no livro, orientações gerais que o profissional de Educação Física pode oferecer a esses públicos (sem extrapolar sua função). Questão 05: O profissional de Educação Física, ao orientar seus praticantes, lida frequentemente com questões relacionadas […]

Ver Atividade Completa
Questão 06: Como a articulação com nutricionistas, psicólogos e médicos pode contribuir para melhores resultados no cuidado com a saúde alimentar de idosos?

Questão 06: Como a articulação com nutricionistas, psicólogos e médicos pode contribuir para melhores resultados no cuidado com a saúde alimentar de idosos? Questão 07: Cite e explique dois sinais comportamentais que podem indicar práticas alimentares inadequadas ou distúrbios alimentares. Qual deve ser a conduta profissional diante dessas situações? Orientações gerais: -  Para realizar esta […]

Ver Atividade Completa
Questão 07: Cite e explique dois sinais comportamentais que podem indicar práticas alimentares inadequadas ou distúrbios alimentares. Qual deve ser a conduta profissional diante dessas situações?

Questão 07: Cite e explique dois sinais comportamentais que podem indicar práticas alimentares inadequadas ou distúrbios alimentares. Qual deve ser a conduta profissional diante dessas situações? Orientações gerais: -  Para realizar esta atividade, utilize o arquivo MODELO DE MAPA, que se encontra na pasta Material da Disciplina, dentro do ambiente da disciplina; - Leia atentamente […]

Ver Atividade Completa