Para Kress e Van Leeuwen (2001), o significado das imagens em contextos multimodais não é um processo simples, mas construído por meio de diversas camadas interligadas. Essas camadas incluem o discurso, o design, a produção e a distribuição da imagem, cada uma desempenhando um papel crucial na formação do significado final. O discurso refere-se ao conteúdo e às mensagens que a imagem transmite; o design está relacionado à maneira como a imagem é visualmente estruturada e organizada; a produção envolve os contextos e processos nos quais a imagem é criada; e a distribuição diz respeito aos meios e contextos nos quais a imagem será compartilhada ou consumida. Esses elementos se entrelaçam de forma dinâmica, permitindo que a imagem se comunique de maneira eficaz e com um significado que depende não apenas da imagem em si, mas também do contexto em que está inserida.
Fonte: KRESS, G.; VAN LEEUWEN, TM. ultimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. Arnold. 2001.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Em uma análise imagética, o design diz respeito à vestimenta do objeto semiótico e se tal produção possui o caráter de representamen, isto é, a forma material dos dashboards interativos.
PORQUE
- Ao explorar o modo como os signos visuais são construídos e interpretados, é possível desvelar as camadas de significado que cada imagem, gráfico ou mapa transmite.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.